terça-feira, 25 de junho de 2013

GUERRA FRIA ??













Espião norte-americano preso na Russia Por Fábio de Oliveira Ribeiro 14/05/2013 às 10:14

Nós que crescemos durante a Guerra Fria fomos submetidos a intensa "lavagem cerebral" promovida pelo capitalismo norte-americano e sua sucursal no interno no Brasil (a Ditadura de 1964/1988). Nos cinemas e na TV assistimos milhares de filmes em que os espiões norte-americanos levaram a melhor sobre os seus inimigos comunistas. Os filmes da série "007" também serviram para o mesmo propósito, só que naquele caso o agente era inglês e não norte-americano. A temática "espiões/guerra fria/vitória do bem/predomínio do capitalismo" rendeu milhares de horas de ideologia em estado bruto e uma fortuna para os produtores de filmes e de programas de TV nos EUA e na Inglaterra.

Após o fim da Guerra Fria a esmagadora maioria destes filmes e programas de TV caiu no esquecimento. Lembramos com saudosismo apenas do "Agente 86", personagem que cometia toda sorte de trapalhadas e quase sempre se dava mal ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Get_Smart). A importância deste personagem é evidente, pois foi o primeiro a satirizar os filmes de espiões funcionando como um antidoto para o intensa "lavagem cerebral" que era promovida pela industria cultural norte-americana dentro e fora dos EUA.

A temática "espiões/vitória do bem/predomínio do capitalismo" renasceu, entretanto, após o início das guerras de conquista no Oriente Médio empreendidas por George W. Bush. Contudo, agora os filmes não são tão maniqueístas quanto aqueles produzidos durante as décadas de 1950 a 1970. Vários deles na verdade criticam a suposta onipotência e onisciência da CIA. E alguns até ridicularizam a instituição, caso d o filme0 "Queime Depois de Ler" ( http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4435).

Nenhum comentário:

Postar um comentário