sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aquecimento Global



O Aquecimento Global têm modificado os fenômenos e a geografia do nosso planeta causando:

1.    Aumento da temperatura, derretimento das calotas polares e nível dos oceanos com possibilidade de desaparecimento de várias cidades costeiras;

2.     Aumento da temperatura destruindo vários ecossistemas com a extinção de espécies e aumento das regiões desérticas;

3.     Aumento do desmatamento e as queimadas no Brasil e África também contribuem para esse caos;

4.     Aumento da temperatura provocando tufões, furacões e ciclones em locais antes não ocorridos;

5.     Aumento da temperatura com maior evaporação das águas dos oceanos, aumentando a força das variações climáticas e conseqüentemente as catástrofes climáticas;

6.     Aumento das Ondas de calor no verão europeu, que era ameno provocando mortes de idosos e crianças.

Conceito de Educação



    No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no planofísico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como umasociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.
Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”.Afirmação tão coerente nos faz refletir sobre o processo educativo contínuo, como base de uma constante busca pela melhoria da qualidade da formação docente e discente. A ação educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitantes, é preciso não apenas estar no mundoe sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitirconhecimento, pois este já existe, posso orientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas.
A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, inserir ahistória da comunidade no currículo da escola para que estas se incluam na educação trazendo assim motivação necessária ao processo de ensino-aprendizagem.
“Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.
Educação é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções, pensamentos, conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.

Taekwondo: Uma proposta pedagógica



    Este artigo pretende contribuir como um instrumento de trabalho para o professor de educação física, procurando trazer para as aulas, o conteúdo “lutas” de forma lúdica, tratando esta como pré requisito para trabalhar a modalidade taekwondo.

     O objetivo principal desta publicação não é levar uma receita acabada para o professor, mas sim fomentar a possibilidade de incluir as lutas e principalmente o taekwondo no currículo escolar, entendendo que este tema pode contribuir sobremaneira nos mais diversos segmentos dodesenvolvimento da criança e para isso realizamos uma experiência com alunos de quintas séries do ensino fundamental do colégio estadual Antonio
Tupy Pinheiro (Guarapuava- PR) onde fizemos um trabalho voltado ao ensinamento das lutas, procurando ressaltar a questão educativa, através da valorização da história e da filosofia, vivida pelo povo coreano em cerca de2.000 anos de história, são os conceitos de Cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável que vão nortear o trabalho do
professor durante a prática do taekwondo.

    O taekwondo como modalidade olímpica e presente também nos jogos pan-americanos, é trabalhado nas academias de forma prioritariamente competitiva. O grande desafio das lutas no meio escolar seria tratar na perspectiva educativa, possibilitando ao educando a construção do caráter e apropriação de valores.

R de Oliveira.