sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Taekwondo: Uma proposta pedagógica



    Este artigo pretende contribuir como um instrumento de trabalho para o professor de educação física, procurando trazer para as aulas, o conteúdo “lutas” de forma lúdica, tratando esta como pré requisito para trabalhar a modalidade taekwondo.

     O objetivo principal desta publicação não é levar uma receita acabada para o professor, mas sim fomentar a possibilidade de incluir as lutas e principalmente o taekwondo no currículo escolar, entendendo que este tema pode contribuir sobremaneira nos mais diversos segmentos dodesenvolvimento da criança e para isso realizamos uma experiência com alunos de quintas séries do ensino fundamental do colégio estadual Antonio
Tupy Pinheiro (Guarapuava- PR) onde fizemos um trabalho voltado ao ensinamento das lutas, procurando ressaltar a questão educativa, através da valorização da história e da filosofia, vivida pelo povo coreano em cerca de2.000 anos de história, são os conceitos de Cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável que vão nortear o trabalho do
professor durante a prática do taekwondo.

    O taekwondo como modalidade olímpica e presente também nos jogos pan-americanos, é trabalhado nas academias de forma prioritariamente competitiva. O grande desafio das lutas no meio escolar seria tratar na perspectiva educativa, possibilitando ao educando a construção do caráter e apropriação de valores.

R de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário