Este artigo pretende
contribuir como um instrumento de trabalho para o professor de educação
física, procurando trazer para as aulas, o conteúdo “lutas” de forma
lúdica, tratando esta como pré requisito para trabalhar a modalidade taekwondo.
O objetivo principal desta publicação não
é levar uma receita acabada para o professor, mas
sim fomentar a possibilidade de incluir as lutas e principalmente o
taekwondo no currículo escolar, entendendo que este tema pode contribuir
sobremaneira nos mais diversos segmentos dodesenvolvimento da
criança e para isso realizamos uma experiência com alunos de quintas
séries do ensino fundamental do colégio estadual Antonio
Tupy Pinheiro
(Guarapuava- PR) onde fizemos um trabalho voltado ao ensinamento das
lutas, procurando ressaltar a questão educativa, através da valorização da história
e da filosofia, vivida pelo povo coreano em cerca de2.000 anos de
história, são os conceitos de Cortesia, integridade, perseverança,
autodomínio e espírito indomável que vão nortear o trabalho do
professor durante a
prática do taekwondo.
O taekwondo como modalidade olímpica e
presente também nos jogos pan-americanos, é
trabalhado nas academias de forma prioritariamente competitiva. O grande
desafio das lutas no meio escolar seria tratar na perspectiva
educativa, possibilitando ao educando a construção do caráter e apropriação de
valores.
R de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário