No
sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o
desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade
pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação,
devemos considerar o homem no planofísico e intelectual consciente das
possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade
do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como
umasociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando
solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada
um.
Segundo o dicionário Aurélio, educação é o
“processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da
criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e
social”.
Paulo Freire nos diz que “a educação tem caráter
permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando.
Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”.Afirmação tão coerente
nos faz refletir sobre o processo educativo contínuo, como base de uma
constante busca pela melhoria da qualidade da formação docente e discente. A
ação educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitantes, é preciso
não apenas estar no mundoe sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as
finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim
aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitirconhecimento, pois
este já existe, posso orientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento
existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas.
A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a
fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos
educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar
em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, inserir ahistória
da comunidade no currículo da escola para que estas se incluam na educação
trazendo assim motivação necessária ao processo de ensino-aprendizagem.
“Educação é um processo contínuo que orienta e
conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões,
dentro de suas capacidades”.
Educação é o desenvolvimento integral do
indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções, pensamentos, conhecimento,
expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu
protagonismo e autonomia. Mas também sua integração harmônica e construtiva com
toda a sociedade.
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