quinta-feira, 16 de maio de 2013

ESPORTE TAEKWONDO MAIS EDUCAÇÃO



PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER
TAEKWONDO


JUSTIFICATIVA

      Propiciar aos alunos o direito e o acesso à pratica esportiva e adaptar o esporte à realidade escolar devem ser ações cotidianas na rede publica. Ao valores que privilegiam o coletivo pressupõem o compromisso com a solidariedade e o respeito humano, a compreensão de que jogo se faz a dois, e de que é diferente jogar com o companheiro e jogar contra o adversário (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 71).
      Através das atividades desenvolvidas no programa envolvendo o Taekwondo,   criar um momento de reflexão e descontração, trabalhando o lazer através das atividades lúdicas, cooperativas e competitivas de forma prazerosa e educativa, dessa forma desenvolver as capacidades psicossocial e motora do educando.
      Conscientizar os educandos sobre a importância de aprimorar suas capacidades criticas sobre as diversidades   da sociedade e melhorar sua capacidade de socialização, por meio do estudo e da prática esportiva, podemos demonstrar o quão é importante o cumprimento do seu papel de cidadão, quanto seus direitos e deveres, valorizando os aspectos éticos e morais.
      Para alcançar essa conscientização, utilizáramos o taekwondo e o lazer como meio de demonstrar que numa sociedade é preciso respeitar os limites, as regras e compreender as diversidades culturais, raciais e sexuais.
        Devemos ressaltar a importância de o programa devido estar proporcionando uma melhor perspectiva de vida, possibilitando a compreensão dos alunos para com as atividades em questão.

Taekwondo no Mais Educação é exemplo de fomento em Niterói






Na foto: o mestre Ricardo Andrade (atrás) e os instrutores em uma das turmas do Colégio

O Taekwondo dentro do Projeto Mais Educação vem sendo desenvolvido na cidade de Niterói pelo mestre Ricardo Andrade no Colégio Estadual Guilherme Briggs. Ricardo levou para estes alunos da rede pública a filosofia de um trabalho vencedor desenvolvido desde 1992 na mesma cidade, no comando da Escola de Taekwondo Highway One (a HO Kwan) desde 1992, em parceria com o mestre Marcus Rezende.

Aos jovens alunos do Mais Educação, ele procura aplicar a mesma filosofia de trabalho vencedor que o caracteriza como um grande mestre e excelente educador.

Para o mestre, que já foi técnico da Seleção Brasileira de 1997 a 2003, o taekwondo é somente um pano de fundo para algo muito maior a se adquirir com a prática da modalidade. Ricardo acredita que o mais importante é o trabalho de formação moral que cada jovem pode levar para a vida. A superação e a aquisição de novas técnicas conquistadas no suor de cada treino trazem para cada um deles a percepção de que se ele se empenhar nos estudos, da mesma forma que se empenha para aprender a aplicar um Yop tchagui, por exemplo, poderá conseguir construir um futuro promissor para a sua vida.

São 10 turmas com 30 alunos. Ricardo é o coordenador e as aulas são ministradas pelos Professores José Paulo Gurgel, Wellington Marques, Marcelo Peluso, Dúrcio Belz, Sérgio Garritano e pelo Instrutor João Paulo Reis.

Material enviado por Marcus Rezende