quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OPINIÃO...Ronan Gomes.



       Cidadãos, observando o desenrolar da política em serra do mel tiro a seguinte conclusão. O ‘‘povo não tem mais voz e nem vez “. eleito pela maioria votante do município Manoel Candido foi eleito prefeito de serra do mel, porem, tendo sua candidatura indeferida pelo TRE não poderá assumir sua cadeira na prefeitura no dia primeiro de janeiro de 2013. No entanto, se só havia um candidatura deferida pelo TRE por que foi liberado a votação no dia sete de outubro a uma pessoa que não estava legalmente liberado pelo próprio órgão. Erro o TRE. Tende em vista tal desfecho e amparado por lei é que o então não candidato Manoel Candido entrou com recurso para reverter sua situação política atual recorrendo ao TRE ao STE e tendo como recorrerá também ao STF. Levando em consideração sua vitoria obtida pelo pedido de  mudança dos menos favorecidos de serra do mel cabe a Manoel Candido lutar pelo direito de assumir seu lugar como prefeito e usar ate o ultimo recurso para legalizar sua candidatura.
       Não há vitoria quando se trava uma batalha contra si. Segundo comentário que li em outro blog  Irma Lucia é a prefeita de serra do mel. Quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra Irma Lucia e contra a decisão judicial, mais se o candidato eleito na urna foi o que obteve mais números de votos será injusto então entregar a vitoria a quem obteve somente a menor parte de votos tendo assim perdido as eleições nas urnas. Se por um acaso os vereadores que perderam por uma diferença pequena para outros eleitos, se estes recorrerem a justiça é bem provável que consiga também ser vitorioso na questão.   O que quero dizer é, se quem perdeu vai assumir então não houve campanha política no ano de 2012 na cidade de serra do mel, a historia ficara apagada por quatro anos. Concluindo amigos, nossa voz não tem FORÇA.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TSE não julgou os Embargos de Declaração referente às eleições de Serra do Mel

ADIADO

O recurso (Embargos de declaração) proposto pelo PT de Serra do Mel, em face ao desprovimento do Recurso Especial Eleitoral, também proposto pelo Partido dos Trabalhadores junto àquela Corte Eleitoral não foi apreciado na sessão ocorrida nesta quinta-feira.

O grande volume de ações constantes da pauta deve ter sido a razão para o adiamento, vez que vários outros recursos que constavam da pauta também deixaram de ser apreciados.

Como as sessões ordinárias do TSE são realizadas nas terças e quintas-feiras, é provável que os recursos que não foram apreciados nesta quinta, voltem a constar da pauta da próxima sessão, que ocorrerá, portanto, na próxima terça-feira, dia 04 de dezembro.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educação Física Escolar e a Formação do indivíduo pelos Caminhos do Taekwondo

O presente trabalho
enfoca as principais
c a r a c t e r í s t i c a s e
consequentes benefícios
da introdução da prática
do Taekwondo, a partir de
sua inserção na grade de
disciplinas do Ensino
Fundamental, traçando
paralelos com os PCN -
Parâmetros Curriculares
Nacionais. O tema
abordado baseia-se principalmente nos fundamentos psicopedagógicos,
com destaque para o desenvolvimento dos
movimentos reflexos, das habilidades básicas, perceptivas
e específicas, das capacidades físicas, da auto-confiança, da
auto-estima e do auto-controle. Além da inclusão da
referida modalidade no Ensino Fundamental, os autores
sugerem a continuidade dessa prática no Ensino Médio e
Superior, citando exemplos de sucesso em outros países,
objetivando a excelência do treinamento e a descoberta de
novos valores - alto rendimento. Com base na nossa
experiência na modalidade Taekwondo por mais de duas
décadas, vimos através do presente trabalho, à luz da
abordagem dos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais,
ressaltar a importância da inclusão da prática do referido
esporte na grade curricular a partir do Ensino Fundamental,
visando objetivamente e num primeiro plano, o
desenvolvimento dos movimentos reflexos, das habilidades
básicas, perceptivas e específicas, das capacidades físicas e
da comunicação não-verbal. A partir daí, pode-se ressaltar
também a importância do desporto Taekwondo na formação
do indivíduo em nível psico-social, estimulando auto-estima
e auto-confiança. Na Coréia do Sul, além da prática nas
escolas de ensino fundamental e médio, as universidades
desenvolvem projetos voltados não só à formação de atletas
de alto rendimento, mas também árbitros, instrutores e
técnicos. Em Cuba, Espanha e México, através de projetos
fomentados em conjunto pelas áreas esportiva, educacional
e social desses governos, os CAR - Centros de Alto
Rendimento, são verdadeiros celeiros de atletas de alto
nível, que na verdade são o resultado de todo um trabalho
desenvolvido nas escolas de ensino fundamental e médio,
fazendo com que o Taekwondo seja mais do que somente o
caminho para atletas de nível olímpico, mas sim um agente
importante na formação do indivíduo.
No que tange à importância da prática do Taekwondo na
Educação Física Escolar, podemos nos reportar aos
conceitos empíricos, filosóficos e fundamentais que
norteiam essa arte marcial, como: cortesia, integridade,
perseverança, auto-controle e espírito indomável.
A partir daí, valores como conduta, ética, exemplo a ser
seguido, respeito e dignidade, aliados ao desenvolvimento
de uma consciência corporal, fazem com que a prática do
Taekwondo seja determinante na qualidade da formação da
criança.É importante ressaltar que a introdução da prática
desse desporto deve seguir uma conduta padrão, fulcrada
na progressão pedagógica e na evolução psico-motora da
criança. Deve-se ensinar não somente executando os
movimentos, mas sim de forma que percebam que tais
movimentos têm uma história e uma motivação para existir,
devendo-se também, respeitar os desejos, habilidades,
medos e características individuais, onde o Taekwondo
propriamente dito, seria inserido aos poucos, de forma
subliminar, levando-se em consideração o aspecto lúdico da
atividade.
Traçando um paralelo com os PCN, podemos destacar:
Participação de atividades corporais;
manutenção de uma atitude de respeito e repudiar a
violência: situações lúdicas e esportivas devem desenvolver
a solidariedade;
aprendendo com a pluralidade;
capacidade de reconhecer-se como integrante do ambiente;
prática das atividades de forma equilibrada;
reconhecimento das condições de trabalho que
comprometem o desenvolvimento;
desenvolvimento do espírito crítico em relação à imposição
de padrões de saúde, beleza e estética;
reconhecimento do lazer como um direito do cidadão.
Ainda citando os PCN, encontramos a inclusão dos temas
transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação
sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
Vale acrescentar que a soma do domínio técnico da
modalidade em questão - Taekwondo, e o conhecimento
científico-pedagógico advindo da graduação em Educação
Física, será determinante na excelência da qualidade do
conteúdo programático a ser desenvolvido e aplicado a
partir do Ensino Fundamental.
Citando novamente o modelo adotado em Cuba, México e
Espanha, a criança teria um contato inicial com o Taekwondo
no Ensino Fundamental, onde o aspecto lúdico iria nortear
os fundamentos a serem aplicados, enquanto que no Ensino
Médio se daria continuidade à essa formação inicial, dandose
ênfase ao treinamento específico da modalidade e à
descoberta de valores em potencial, com possibilidade de se
alcançar o status de alto rendimento.
Além do que foi explanado, outras características inerentes
às Artes Marciais, não somente ao Taekwondo, podem ser
transmitidas sob outro enfoque: a disciplina exacerbada e a
hierarquia inquestionável.
Essas duas características, tradicionais das Artes Marciais,
sob a luz da Psicopedagogia, devem ter um outro enfoque e
uma revisão de conceitos, tendo-se o cuidado de não mudar
o perfil do ensinamento marcial, imputando-se ao aluno a
disciplina através da conquista do respeito pelo
conhecimento transmitido pelo educador, pois o verdadeiro
mestre não precisa se anunciar, ele é reconhecido pela sua
conduta. A iniciação ao Taekwondo deve ser entremeada
com um trabalho de estimulação para o desenvolvimento
das habilidades motoras básicas, que proporcione à criança
um repertório motor bem variado e estruturado, com as
técnicas do esporte sendo ensinadas de forma bem
genérica, com as aulas acontecendo dentro de uma
metodologia lúdica, predispondo o aluno a uma situação
ótima para o aperfeiçoamento, bem como a especialização
do movimento, que deverá ocorrer a partir dos onze anos de
idade, em média, devendo-se ter muito cuidado com a
precocidade do alto rendimento.
A conclusão é que o Taekwondo pode ser praticado a partir
da primeira idade escolar desde que as atividades sejam
adequadas à faixa etária enfocada, respeitando-se os
limites fisiológicos, estruturais e psicológicos da criança,
pois o conhecimento do próprio corpo e de seus limites
ajuda na formação do aluno.
Resumo de artigo científico, de autoria dos Professores de
Educação Física

Ricardo Andrade (CREF/RJ 15.469-G)
e
Karina Couzemenco (CREF/RJ 14.068-G

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Japanese kids Taekwondo

Taekwondo...

A Santista Pamela Figueiredo Simões já é destaque no Taekwondo

Nascida em Santos, em 04 de Abril de 1993, atleta de Taekwondo desde 2004, esporte
o qual começou a praticar por recomendação médica, por problemas de coluna.

A pratica que começou para correção de um problema, tornou-se uma paixão,
chegando a Faixa Preta em 4 anos. Campeã Paulista varias vezes nas faixas coloridas,
e depois já com a Faixa Preta, foi campeã Paulista e Brasileira, se credenciando para
Seleção Brasileira para disputar o Pan Americano da categoria em El Salvador, no qual
foi medalha de bronze em 2009.

Conquistas de Pamela Figueiredo Simões

2008 - Março - Exame para faixa preta de Taekwondo

2008 - Maio - Faixa preta - Vice-campeã Paulista Junior

2008 - Julho - Campeã dos Jogos da Cidade de São Paulo - Adulto

2008 - Julho - Convocada para seleção paulista Junior

2008 - Julho - Campeã Brasileira Junior

2008 - Julho - Campeã do Brasil Open Junior

2008 - Novembro - Campeã da Copa do Brasil Junior

2008 - Dezembro - Eleita melhor atleta Junior feminina pela Federação Paulista de
Taekwondo

2009 – Maio – Campeã Paulista Junior

2009 – Junho – Vice-campeã Brasileira Junior

2009 – Julho – Vice-campeã – Jogos Regionais

2009 – Novembro - Medalha de bronze - Pan-Americano de Taekwondo (El Salvador)

2010 – Junho – Vice campeã Paulista Junior

2010 – Julho – 3º colocada – Jogos Regionais

terça-feira, 30 de outubro de 2012

15 +15 = 30 dias.



         Hoje 30/10 em sessão extraordinária foi votado na câmara municipal dos vereadores de Serra do Mel o pedido de licença de quinze dias para o prefeito Josívan Bibiano de Azevedo onde foi aprovado com seis votos de maioria. Em seguida tomou posse o vice prefeito eleito em dois mil e oito Fco Eronildes Vieira de Gões do PMDB. Tendo em vista os últimos acontecimentos que envolve o atual prefeito Josívan  Bibiano de Azevedo onde o mesmo é acusado de envolvimento no assassinato do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra do Mel, Ednaldo Filgueira, 36 anos. Quando saía da sede do "Jornal Serrano. No entanto, o prefeito Bibiano preso por mais de quinze dias no quartel da polícia em Mossoró/RN pediu mais quinze dias de prazo enquanto aguardo ainda detido a decisão da justiça dando seu tão esperado alvará de soltura. Se somarmos senhores 15 + 15 é = a 30, pela lei orgânica de Serra do Mel art; 14, o prefeito só poderá se ausentar no prazo Maximo de quinze dias e se for por motivo de doença o que não é o caso do excelentíssimo Sr: prefeito Bibiano. 


R de Oliveira.

Vice prefeito assume...

Em Serra do Mel prefeito preso pede licença e vice assume por 15 dias

Prefeito Eronildes é do PMDB
A cidade de Serra do Mel  tem novo prefeito, tomou posse na manhã desta terça feira 30, o vice prefeito Fco Eronildes Vieira de Gões do PMDB.  A mudança de comando no executivo da Serra se deu por conta da licença pedida pelo prefeito Josivan Bibiano que há 15 dias está preso no quartel da PM em Mossoró. A câmara  municipal aprovou o pedido de licença  concedendo 15 dias  para o vice administrrar a cidade serrana,  se  dentro  do prazo  for necessário mais tempo de afastamento  o prefeito Bibiano voltará a pedir permissão a Câmara Municipal de Serra do Mel.