sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educação Física Escolar e a Formação do indivíduo pelos Caminhos do Taekwondo

O presente trabalho
enfoca as principais
c a r a c t e r í s t i c a s e
consequentes benefícios
da introdução da prática
do Taekwondo, a partir de
sua inserção na grade de
disciplinas do Ensino
Fundamental, traçando
paralelos com os PCN -
Parâmetros Curriculares
Nacionais. O tema
abordado baseia-se principalmente nos fundamentos psicopedagógicos,
com destaque para o desenvolvimento dos
movimentos reflexos, das habilidades básicas, perceptivas
e específicas, das capacidades físicas, da auto-confiança, da
auto-estima e do auto-controle. Além da inclusão da
referida modalidade no Ensino Fundamental, os autores
sugerem a continuidade dessa prática no Ensino Médio e
Superior, citando exemplos de sucesso em outros países,
objetivando a excelência do treinamento e a descoberta de
novos valores - alto rendimento. Com base na nossa
experiência na modalidade Taekwondo por mais de duas
décadas, vimos através do presente trabalho, à luz da
abordagem dos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais,
ressaltar a importância da inclusão da prática do referido
esporte na grade curricular a partir do Ensino Fundamental,
visando objetivamente e num primeiro plano, o
desenvolvimento dos movimentos reflexos, das habilidades
básicas, perceptivas e específicas, das capacidades físicas e
da comunicação não-verbal. A partir daí, pode-se ressaltar
também a importância do desporto Taekwondo na formação
do indivíduo em nível psico-social, estimulando auto-estima
e auto-confiança. Na Coréia do Sul, além da prática nas
escolas de ensino fundamental e médio, as universidades
desenvolvem projetos voltados não só à formação de atletas
de alto rendimento, mas também árbitros, instrutores e
técnicos. Em Cuba, Espanha e México, através de projetos
fomentados em conjunto pelas áreas esportiva, educacional
e social desses governos, os CAR - Centros de Alto
Rendimento, são verdadeiros celeiros de atletas de alto
nível, que na verdade são o resultado de todo um trabalho
desenvolvido nas escolas de ensino fundamental e médio,
fazendo com que o Taekwondo seja mais do que somente o
caminho para atletas de nível olímpico, mas sim um agente
importante na formação do indivíduo.
No que tange à importância da prática do Taekwondo na
Educação Física Escolar, podemos nos reportar aos
conceitos empíricos, filosóficos e fundamentais que
norteiam essa arte marcial, como: cortesia, integridade,
perseverança, auto-controle e espírito indomável.
A partir daí, valores como conduta, ética, exemplo a ser
seguido, respeito e dignidade, aliados ao desenvolvimento
de uma consciência corporal, fazem com que a prática do
Taekwondo seja determinante na qualidade da formação da
criança.É importante ressaltar que a introdução da prática
desse desporto deve seguir uma conduta padrão, fulcrada
na progressão pedagógica e na evolução psico-motora da
criança. Deve-se ensinar não somente executando os
movimentos, mas sim de forma que percebam que tais
movimentos têm uma história e uma motivação para existir,
devendo-se também, respeitar os desejos, habilidades,
medos e características individuais, onde o Taekwondo
propriamente dito, seria inserido aos poucos, de forma
subliminar, levando-se em consideração o aspecto lúdico da
atividade.
Traçando um paralelo com os PCN, podemos destacar:
Participação de atividades corporais;
manutenção de uma atitude de respeito e repudiar a
violência: situações lúdicas e esportivas devem desenvolver
a solidariedade;
aprendendo com a pluralidade;
capacidade de reconhecer-se como integrante do ambiente;
prática das atividades de forma equilibrada;
reconhecimento das condições de trabalho que
comprometem o desenvolvimento;
desenvolvimento do espírito crítico em relação à imposição
de padrões de saúde, beleza e estética;
reconhecimento do lazer como um direito do cidadão.
Ainda citando os PCN, encontramos a inclusão dos temas
transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação
sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.
Vale acrescentar que a soma do domínio técnico da
modalidade em questão - Taekwondo, e o conhecimento
científico-pedagógico advindo da graduação em Educação
Física, será determinante na excelência da qualidade do
conteúdo programático a ser desenvolvido e aplicado a
partir do Ensino Fundamental.
Citando novamente o modelo adotado em Cuba, México e
Espanha, a criança teria um contato inicial com o Taekwondo
no Ensino Fundamental, onde o aspecto lúdico iria nortear
os fundamentos a serem aplicados, enquanto que no Ensino
Médio se daria continuidade à essa formação inicial, dandose
ênfase ao treinamento específico da modalidade e à
descoberta de valores em potencial, com possibilidade de se
alcançar o status de alto rendimento.
Além do que foi explanado, outras características inerentes
às Artes Marciais, não somente ao Taekwondo, podem ser
transmitidas sob outro enfoque: a disciplina exacerbada e a
hierarquia inquestionável.
Essas duas características, tradicionais das Artes Marciais,
sob a luz da Psicopedagogia, devem ter um outro enfoque e
uma revisão de conceitos, tendo-se o cuidado de não mudar
o perfil do ensinamento marcial, imputando-se ao aluno a
disciplina através da conquista do respeito pelo
conhecimento transmitido pelo educador, pois o verdadeiro
mestre não precisa se anunciar, ele é reconhecido pela sua
conduta. A iniciação ao Taekwondo deve ser entremeada
com um trabalho de estimulação para o desenvolvimento
das habilidades motoras básicas, que proporcione à criança
um repertório motor bem variado e estruturado, com as
técnicas do esporte sendo ensinadas de forma bem
genérica, com as aulas acontecendo dentro de uma
metodologia lúdica, predispondo o aluno a uma situação
ótima para o aperfeiçoamento, bem como a especialização
do movimento, que deverá ocorrer a partir dos onze anos de
idade, em média, devendo-se ter muito cuidado com a
precocidade do alto rendimento.
A conclusão é que o Taekwondo pode ser praticado a partir
da primeira idade escolar desde que as atividades sejam
adequadas à faixa etária enfocada, respeitando-se os
limites fisiológicos, estruturais e psicológicos da criança,
pois o conhecimento do próprio corpo e de seus limites
ajuda na formação do aluno.
Resumo de artigo científico, de autoria dos Professores de
Educação Física

Ricardo Andrade (CREF/RJ 15.469-G)
e
Karina Couzemenco (CREF/RJ 14.068-G

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