sábado, 5 de outubro de 2013

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Os 13 tópicos do manifesto* que representa a unidade deste campo político.


  1. Dar seguimento à construção de um PT a cada dia mais programática e menos pragmática; esse é o convite que vos fazem Eraldo e a chapa ousar lutar, ousar vencer!
  2.  Somos uma unidade de força em defesa da identidade petista; nosso principal compromisso é com a valorização dos fóruns, do debate amplo, das decisões das instâncias e da organicidade partidária.
  3. Para nós, o avanço do PT no RN também se dará por meio do fortalecimento dos setoriais e secretárias, elementos estruturantes do projeto político petistas e de sua relação histórica com os movimentos sociais. 
  4. Ampliaremos a participação de jovens e mulheres nos espaços partidários, renovando os métodos de construção da política para os segmentos, estimulado e fortalecendo candidatura de jovens e mulheres e incluindo o feminismo e as lutas das juventudes como prioridades na agenda do partido. 
  5. As mobilizações de junho/julho inauguraram um novo momento histórico de lutas democrática e populares; frente a isso são necessárias mudanças radicais nas formas organizativas e deliberativas dos movimentos e do nosso próprio partido.
  6. Estamos nas trincheiras da luta pela reforma política, necessidade indispensável no atual momento político do Brasil; apostamos na democratização da atividade política, no alargamento da participação, na inclusão política de segmentos hoje excluídos, como caminho necessário para o fortalecimento do nosso projeto de mudança.
  7. Na batalha eleitoral de 2014 a tarefa primeira do PT do RN é a reeleição da presidenta Dilma! nosso principal objetivo é dar continuidade, com as necessárias mudanças, ao governo democrático e popular, construído a partir das lutas populares e inaugurado em 2003 com a posse de Lula.
  8. Já o estado do Rio Grande do Norte vive o pior momento político-administrativo de sua história. O atual governo de direita está desmoralizado, devendo ser denunciado e afastado da cena política. 
  9. A discussão de 2014 no RN deve se dar com base em um programa e não se resumir a candidaturas. Para nós, é primordial a discussão de rumos, ou seja, as propostas e compromissos a serem defendidos em nosso palanque.
  10. Construir um projeto popular, capaz de recuperar a capacidade gerencial do Estado e reorientar suas prioridades, bem como articular um bloco político que seja uma alternativa real ao governo de direita é uma tarefa urgente das forças populares do Rio Grande do Norte, à qual se propõe o partido dos trabalhadores sob a liderança desse campo.
  11. O PT está debatendo o RN; construindo uma agenda de compromissos com as demandas populares, a partir de um debate democrático nas próprias regiões. Será com base nesses debates que lançaremos as diretrizes do programa para uma frente de oposição no RN.
  12. Em 2014, empunhando este projeto popular para o estado do RN, o PT deverá apresentar candidaturas próprias para o governo e para o senado. Nomes para cumprir tal tarefa não nos faltam. Na eleição proporcional, lutaremos pela manutenção de nossa representação na câmara dos Deputados e pela ampliação de nosso espaço da Assembleia Legislativa, por meio de uma chapa própria, representativa dos mais diversos segmentos e regiões do RN.
  13. Unimos-nos com a missão de fortalecer o PT e suas instâncias e o PED tem um papel decisivo nesse processo. Queremos te convidar, militante petista, a se somar, a vir conosco sonhar o sonho de um PT socialista: forte, democrático,combativo e vitorioso no Rio Grande do Norte. Sem perder de vista o que é fundamental: o resgate do discurso da esquerda, a recolocação do horizonte socialista.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário