segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Política se faz com democracia ou com ameaças???


Durante a visita que fez ontem à Vila Goiás, comunidade rural localizada a cerca de 5 km da sede do município, o candidato da oposição Manoel Cândido (PT), foi abordado por um homem membro da família do atual prefeito Josivan Bibiano. Com o dedo em  riste apontado para a cara do candidato e com semblante de profunda ira, o cidadão proferiu a ameaça ao candidato mandando-o tomar cuidado no que fala em cima do palanque sobre sua família. O caso foi levado às autoridades e o candidato também concedeu entrevista à imprensa sobre o episódio.
Recentemente o jornalista Crispiniano Neto também foi ameaçado e o atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Serra do Mel está a um sem sair de casa após às 7:00Hs da noite por ter sido ameaçado pelo mesmo bando que matou Edinaldo Filgueira.
Nas últimas atividades do candidato oposicionista tem-se observado a presença de estranhos no meio do público e é comum a posicionamento de um ou dois carros com vidros escuros e fechados atrás do palanque. Na vila Espírito Santo um dos irmãos do prefeito seguiu, numa caminhonete fechada, a comitiva do candidato da oposição que passava nas casas do povoado. Nas Vilas Paraíba, Piaui, Ceará e na vila Rio Grande do Norte membros da campanha situacionista ligaram um paredão de som e hastearam bandeiras nas proximidades do comício adversário atrapalhando a realização do mesmo.

Polícia
A oposição também reclama da atuação da Polícia Militar do município. A agenda dos candidatos que são fixadas após serem informadas a autoridade policial está sendo manipulada. Segundo a coordenação da campanha da oposição ficou acertado que a agenda deveria ser entregue na segunda-feira ocorre que, na última semana, chegou na hora da abertura da delegacia mas o responsável alegou que havia sido entregue a agenda da campanha da situação. Isso fez com que o maior comício da legenda que tinha a presença da deputada federal Fátima Bezerra e de uma Ministra de Estado tivesse que ser deslocado para a zona rural o que determinou o cancelamento da agenda da última. Nesta segunda um membro da coordenação da campanha madrugou na delegacia para ouvir do responsável pela mesma, ao abrir, que já havia recebido a agenda da candidata da situação, mais cedo, na cidade vizinha.
O comandante da Polícia Militar na cidade, sargento Caio Césio, concedeu entrevista hoje no programa Cidade Aflita onde nega o favorecimento a campanha da correligionária do atual prefeito e também, estranhamente, diz desconhecer os fatos aqui narrados relativos ou qualquer ato de perseguição de opositores do atual regime municipal. O nobre sargento não deve considerar a morte do presidente municipal do principal partido de oposição, Edinaldo Filgueira, um ato de perseguição.

O Caso Edinaldo
Manoel Cândido é o atual presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores - PT e candidato pela mesma legenda. Assumiu a presidência do partido após a morte do titular do cargo o jornalista e blogueiro Edinaldo Filgueira que foi assassinado por três elementos em uma moto na sede do seu jornal, no centro da cidade, a cerca de 50 metros da delegacia de polícia. Após as investigações das Polícias Civil e Federal concluíram tratar-se de morte encomendada por motivos políticos e executada por um grupo de matadores de aluguel. Oito pessoas foram presas, dentre elas três primos do atual prefeito. No final do ano passado o Prefeito da Cidade Josivan Bibiano teve a prisão temporária decretada sob a acusação de ser o mandante do crime. Após permanecer 10 dias presos, período em que impetrou vários habeas corpus, todos improvidos pelos desembargadores de plantão, o prefeito, finalmente conseguiu a sua soltura para responder ao processo em liberdade,  graças a um Habeas Corpus concedido pelo desembargador Rafael Godeiro, mesmo desembargador hoje afastado do Tribunal de Justiça por suspeita de envolvimento no escândalo de desvio de recursos de precatórios no TJ/RN e por venda de sentenças (Veja:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/25/mp-denuncia-venda-de-sentencas-no-tj-rn-assessora-de-desembargador-e-acusada.htm). Escândalos denunciados em reportagens do Fantástico da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário